top of page

Dicas sobre os melhores exercícios para o pós operatório das cirurgias plásticas

Toda e qualquer cirurgia plástica, necessita de algo mais para a manutenção dos resultados. Assim, é indicado várias condutas com este intuito, que são recomendadas para melhorar ainda mais as formas conquistadas com as intervenções.

   - Pós Abdominoplastia (Dermolipectomia Abdominal)

   Aeroboxe - Aula com movimentos de boxe incluídos numa coreografia que prevê giros, pulos e balanços do corpo, em que os alunos usam luvas próprias para dar socos em um saco ou boneco de areia, sob a orientação de um professor e ao som de músicas animadas.

A modalidade oferece inúmeras vantagens: emagrece, melhora o condicionamento físico, dá equilíbrio e agilidade, combate o estresse, desenvolve troncos e braços sem promover crescimento muscular exagerado e trabalha o abdômen em giros e rotações. Entre socos e pontapés você queima de 500 a 700 calorias em uma hora de aula. Freqüência ideal: de duas a três vezes por semana.

   Pilates

São mais de 500 exercícios desenvolvidos por um ginasta e treinador alemão (Joseph Pilates) para reabilitação, condicionamento físico e bem-estar geral, que podem ser feitos em aparelhos ou no chão, sobre um colchonete.

A aula emagrece, aumenta a flexibilidade e a força muscular, melhora o fôlego e o funcionamento de pulmões e coração, aumenta a consciência corporal, combate o estresse e enrijece a musculatura abdominal – além de alongar e tonificar a coluna, o que também influencia para deixar a barriga retinha.

A maioria das grandes e médias academias oferecem a modalidade, praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento. Em uma hora de aula dá para se livrar, em média, de 300 calorias.

Freqüência ideal: de duas a três vezes por semana.

  - Pós Lipo nos culotes

   Spinning

Aula de ciclismo feita em grupo e sob o comando de um professor, em bicicletas desenhadas especialmente para a modalidade – nelas existe um graduador de carga para que cada aluno controle a força das pedaladas de acordo com a sua resistência e orientação do professor.

Os treinamentos são intercalados (alternam picos de intensidade moderada a alta, em percursos variados como subidas e descidas), podendo ser aeróbicos ou anaeróbicos. Sempre ao som de músicas selecionadas, proporciona um alto gasto calórico e fortalece a musculatura dos membros inferiores. Você consegue gastar até 700 calorias em uma hora de aula.

Freqüência ideal: de duas a três vezes por semana.

   Jump fit

Aula feita em cima de minitrampolins elásticos individuais, onde os alunos executam uma coreografia com muitos saltos, movimentos de corrida e manobras realizadas com braços, pernas e tronco, sob o comando de um professor. O efeito na coluna e nas articulações é desprezível porque o equipamento amortece cerca de 80% do impacto sobre joelhos e tornozelos, o que minimiza o aparecimento de lesões.

Além de favorecer os membros inferiores, a atividade combate a celulite – o movimento de vaivém sobre o trampolim promove uma espécie de drenagem linfática nas pernas e no bumbum, agindo contra os furinhos. Pode ser feito por pessoas de qualquer nível de condicionamento. Em cada aula, de uma hora, é possível queimar até 500 calorias. Freqüência ideal: duas vezes por semana.

    - Pós Lipo de Glúteos - bumbum

    Localizada para glúteos

Aula de exercícios localizados que contemplam preferencialmente o bumbum – como todos os movimentos se voltam para esse grupo de músculos, ele é trabalhado diretamente.

Nas academias pode aparecer com vários nomes e em geral tem duração de 30 minutos. Para intensificar o treino muscular, o aluno é orientado a usar caneleiras com pesos que variam de acordo com o nível de condicionamento e, se necessário, fazer trabalhos isométricos (contração muscular sem movimento articular). Dá para gastar cerca de 150 calorias em meia hora. Freqüência ideal: de três a quatro vezes por semana.

    Caminhada

Trata-se de um exercício aeróbico em que a pessoa caminha na esteira ou ao ar livre, se possível com orientação inicial de um professor de educação física. Em relação à prática na esteira, pode-se variar a intensidade mudando a inclinação e a velocidade do aparelho. O que a pessoa ganha: coração e pulmão mais sadios, maior resistência física de músculos, ossos e articulações, relaxamento e menos tensão no dia-a-dia e controle dos níveis de colesterol, diabetes e pressão arterial, além de tonificação de pernas e bumbum.

Se houver também o interesse na perda de peso, é preciso controlar os batimentos cardíacos para que fiquem entre 65% e 85% da freqüência cardíaca máxima – para obter esse índice, subtraia sua idade de 220 e depois calcule as porcentagens do total. Você pode queimar de 200 a 300 calorias em uma hora.

Freqüência ideal: de duas a cinco vezes por semana.

    - Redução nos seios e lipo nas costas

    Body pump

Aula em grupo que utiliza barras e anilhas (pesos redondos com um furo no meio) para trabalhar todos os músculos do corpo, ao som de músicas estimulantes e sob o comando de professores treinados.

Utilizam-se técnicas de levantamento de peso e elevado número de repetições para garantir um corpo magro e modelado. Outras vantagens: melhora o sistema cardiorrespiratório, aprimora a força e a resistência e previne o enfraquecimento dos ossos. Importante: como o ajuste de carga é individual, pode ser feita por alunos em qualquer nível de condicionamento. O valor calórico queimado recompensa o esforço – até 450 calorias em uma hora de aula.

Freqüência ideal: duas vezes por semana.

    Natação e hidroginástica

A primeira é tida como um dos esportes mais completos, por trabalhar toda a musculatura do corpo. Em geral é feita sob a supervisão de um profissional, que orienta o aluno na prática de vários treinos, inclusive dos quatro estilos (crawl, peito, costas e golfinho). Já a hidroginástica é realizada em grupo, com manobras e movimentos copiados do professor.

Os benefícios de ambas são evidentes: diminuição do risco de doenças cardíacas, emagrecimento e tonificação dos músculos, com zero de impacto sobre as articulações e risco de lesões mínimo. Durante uma hora de aula, dá para queimar de 400 a 600 calorias na natação e de 300 a 500 na hidroginástica.

Freqüência ideal: no mínimo três vezes por semana.

bottom of page